Redução das taxas metabólicas
- Victor Fernandes
- 29 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Usando como base as informações estudadas no excelente livro “Functional Metabolism: Regulation and Adaptation” editado por Kenneth da Universidade canadense de Carleton, nos próximos posts tentarei explicar e falar um pouco sobre as reduções das taxas metabólicas durante a hibernação, principalmente dos pequenos mamíferos, espero que os próximos posts possam iluminar um pouco alguns processos, para aqueles interessados.
Por mais que ainda sejam ocultos e um tanto quanto misteriosos os exatos processos e reações que desencadeam a redução nas taxas metabólicas, depois de vários e rigorosos estudos, verificou-se que a queda da temperatura corporal é causada por uma série de reações coordenadas que regulam a diminuição nas taxas de diverssos processos metabólicos. E não o contrário como se pensava anteriormente.
Estudos que analisaram e compararam a síntese de proteínas em diferentes orgãos de animais em estado ativo e hibernante, mostraram resultados que fortificam a noção de que a redução das taxas metabólicas é específica em cada orgão. Além de ser adaptada para alcançar o nível crucial de oxigênio para que o orgão possa se manter funcional mesmo durante a hibernação.
Referência bibliográfica:
WILEY, Functional Metabolism: Regulation and Adaptation
Comments