top of page

Fase da Hibernação


Com a chegada do inverno chega também o estágio da hibernação. Nele os animais passam por um longo período praticamente inativos. Por intermédio da glândula pituitária a temperatura corporal, a atividade metabólica e a frequência cardíaca dos animais hibernantes se reduzem drasticamente. No entanto, a temperatura corporal dos ursos, não cai tanto quanto a de outros animais, ficando entre 31 e 35ºC, enquanto a de outros animais hibernantes pode ficar bem próxima de 0ºC.

Além da diferença na temperatura corporal, os ursos também são facilmente despertados para um estado reativo, onde ficam atentos aos seus arredores e prontos para se defender. Fêmeas são capazes de dar à luz nesse estado e cuidar dos filhotes.

Estudos bioquímicos indicam que não há sinal de produtos de catabolismo de proteínas nos ursos durante a hibernação. Concentrações de aminoácidos totais, proteínas totais, ureia, ácido úrico e amônia não aumentam durante o inverno, a concentração de água durante a hibernação continua constante, devido ao metabolismo de lipídeos que produz água suficiente para manter sua concentração no plasma sanguíneo, porem a concentração de creatina é multiplicada por duas vezes e meia em relação à concentração normal. A urina é formada diariamente, mas é reabsorvida pela parede da bexiga, não sendo excretada. O metabolismo da ureia é regulado. E ocorre a perda de 15 a 25% da massa corpórea total, mas somente de tecido adiposo.

Mesmo com a atividade metabólica reduzida, ainda há ocorrência de algumas vias, como a transaminase e o catabolismo de aminoácidos, a gliconeogênese e a formação e degradação de ureia.

Embora alguns aminoácidos sejam catabolizados e um pouco de ureia seja formada, a massa magra é preservada. Isso se dá pela formação de alanina a partir de glicerol, liberados durante a lipólise, e nitrogênio liberado pelo catabolismo de aminoácidos e ureia. A alanina por sua vez produz glicose, seus subprodutos metabólicos e outros aminoácidos.

Referências bibliográficas:

CUSHING, HARVEY et al. “Hibernation and the Pituitary Body”.

Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2125300/pdf/25.pdf

NELSON, RALPH A. et al. “Behavior, Biochemistry, and Hibernation in black, grizzly, and polar bears”.

Disponível em: http://www.bearbiology.com/fileadmin/tpl/Downloads/URSUS/Vol_5/Nelson_Folk_et_al_Vol_5.pdf


SOPHIE'S
COOKING TIPS

#1 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me.

 

#2

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me.

 

#3

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me.

bottom of page