Fase de atividade normal e Hiperfagia
- Leonardo Vidal e Luis Felipe Bonato
- 29 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Durante sua fase metabólica normal os ursos são ativos e consomem de 5000 a 8000 kcal por dia, e assim como outros animais de sangue quente, se passarem fome utilizam músculos como fonte de energia e ficam desidratados e urêmicos se não beberem água.

Já no período pré-hibernatório ou de hiperfagia, que geralmente ocorre no outono onde os ursos se preparam para o inverno e começam sua fase de acúmulo de reservas. Chegam a se alimentar por até 20 horas ao dia e podem consumir mais que o dobro de calorias em relação à sua alimentação normal. Além disso, é nesse estágio que os animais começam a procurar ou a fazer seu abrigo, no qual passarão toda a hibernação.
Em decorrência da dieta hipercalórica, há um grande aumento nos processos de síntese lipídica causando um aumento de aproximadamente 50% na massa corpórea dos animais, que é utilizada como fonte energética durante a hibernação.
Referência bibliográfica:
NELSON, RALPH A. et al. “Behavior, Biochemistry, and Hibernation in black, grizzly, and polar bears”.
Disponível em: http://www.bearbiology.com/fileadmin/tpl/Downloads/URSUS/Vol_5/Nelson_Folk_et_al_Vol_5.pdf
FOLK , G. EDGAR et al. “Physiology of Hibernating Bears”
Disponível em: http://www.bearbiology.com/fileadmin/tpl/Downloads/URSUS/Vol_3/Folk_Larson_Folk_Vol_3.pdf
Posts recentes
Ver tudoA hibernação é um processo pelo qual alguns animais passam para sobreviver durante tempos de comida escassa e/ou clima desfavorável....
Comments