top of page

Marmota flaviventris: Lipólise


É sabido que no verão as marmotas ( Marmota flaviventriz) têm um aumento de quase metade da massa corporal. Sabemos também que esse aumento se dá, principalmente, por conta do armazenamento de lipídios, que em períodos de escassez de alimentos, serão metabolizados para suprirem as necessidades de energia desses animais. Nos processos de hibernação esses lipídios terão grande importância na regulação de temperatura do animal, além, de afetarem as características das fases de hibernação.

Até recentemente, pensava­se que os lipídios armazenados no tecido adiposo branco fossem mobilizados unicamente como fonte de energia endógena, porém estudos mostram que a qualidade de lipídios armazenados afetará drasticamente as características de cada fase da hibernação. Além disso, esses lipídios servirão de precursores para diversos processos biológicos que a célula requirirá depois da hibernação.

Referências bibliográficas:

Florant, G. L.; Foster, J.; Ram, P. K.; Edens, N., 1993: Seasonal lipolysis in hibernators.

Carey, C., Florant, G. L. , Wunder, B. A. , Horwitz, B. Life In The Cold: Ecological, Physiological, And Molecular Mechanisms. 225­232


SOPHIE'S
COOKING TIPS

#1 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me.

 

#2

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me.

 

#3

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me.

bottom of page