Hibernando pro espaço
- Beatriz Rocha
- 29 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Como forma de diminuir gastos com viagens interplanetárias, a NASA está desenvolvendo um projeto que mandaria astronautas hibernando dentro das naves durante o periodo de viajem, que no caso de Marte duraria de 6 a 9 meses.
A ideia reduziria consideravelmente os gastos tendo em vista que seria necessário menos espaço, já que os tripulantes estariam em repouso todo o vôo. Uma nave menor, significa menos gastos para manter a pressão, e como os tripulantes estariam hibernando, seus gastos metabólicos seriam menores, o que diminui também gastos com suprimentos.
Estudos mostram que de acordo com a diminuição da temperatura do corpo humano, há também uma diminuição das atividades metabólicas. As expectativas são abaixar a temperatura dos astronautas em 10°C o que acarretaria na diminuição de 50-70% da taxa metabólica. Isso é chamado de hibernação hipotérmica. Os astronautas entrariam numa espécie de coma induzido pela diminuição da temperatura, se alimentariam intravenosamente e respirariam com ajuda de aparelhos.
Estudos com hibernação humana estão obtendo sucesso através do uso de drogas que induzem ao estado de sono, conseguindo fazer um humano hibernar por pouco mais de uma semana. Essa droga é capaz de reduzir a energia exigida pelas células. As expectativas para que um humano consiga estender esse tempo para os 180 dias necessários são grandes.
Mas para isso é necessário se preocupar com algumas outras coisas do tipo: como manter essas pessoas alimentadas e hidratadas, como evitar que seus músculos atrofiem ja que eles estarão o tempo todo em repouso. É necessário também descobrir qual a maneira mais segue para abaixar a temperatura de seus corpos e diminuir seus metabolismos. E mesmo assim nenhuma dessas técnicas estaria livre de riscos.
Referência bibliográfica:
http://www.space.com/22526-astronaut-hibernation-space-travel-infographic.html
http://www.theguardian.com/science/2015/apr/27/hibernation-astronaut-space-travel-mars
http://gizmodo.uol.com.br/astronautas-hibernacao-marte/
https://www.google.com.br/search?q=hibernating&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwij5Ia8hrTJAhXGn5AKHUb-BVYQ_AUIBygB&biw=1366&bih=670
Комментарии