Conversão de energia durante o jejum
- Beatriz Rocha
- 29 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Para entender todo o processo da hibernação, é necessário compreender como o corpo responde a períodos sem se alimentar. O período de jejum dos vertebrados é dividido em três estágios, como mostra a figura a seguir:

Fase A: Body mass loss (perda de massa corporal). Ocorre durante as primeiras horas depois que o animal se alimenta. Nessa fase os animais usam da gliconeogênese para manter os níveis normais de glicose no sangue. A gliconeogênese é fundamental pra manutenção de orgãos dependentes de glicose, como todo o sistema nervoso.

Fase B- Fat catabolism (catabolismo de gordura). O segundo estágio ocorre quando, já se passado mais tempo sem alimentação, o sistema nervoso do animal precisa de mais glicose para manter o funcionamento do seu sistema nervoso. Através do metabolismo de lipídios, a gliconeogenese continua funcionando a partir do glicerol, proteínas e corpos cetônicos obtidos nesse processo. Durante essa fase, ocorre também a quebra de pequenas quantidades de proteínas, o que produz tanto glicose pro sistema nervoso quanto intermediários pro ciclo de krebs (Corresponde a uma série de reações químicas que ocorrem na vida dacélula e seu metabolismo). Para compreender melhor como acontece o metabolismo de lipídeos observe a imagem a seguir:

Fase 3- Protein catabolism (Catabolismo de proteínas). Conforme as reservas de lipídeos vão se esgotando o corpo precisa de novas formas de adiquirir glicose. Durante esse estágio o corpo começa a fazer quebra de proteínas para continuar fazendo gliconeogênese. Esse processo eleva os níveis de nitrogênio no sangue.
É importante enfatizar que essas fazes podem variar de acordo com as espécies, em geral é assim que acontece, porém há espécies que entram em torpor diariamente, outras que iniciam o processo antes mesmo de começar a hibernação.
Referências bibliográficas:
http://pt-br.infomedica.wikia.com/wiki/CONSEQU%C3%8ANCIAS_DO_JEJUM_PROLONGADO
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2810
https://otaodabiologia.wordpress.com/2008/10/31/ursos-nao-hibernam-ii-o-despertar/
https://www.google.com.br/search?q=hibernating&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwij5Ia8hrTJAhXGn5AKHUb-BVYQ_AUIBygB&biw=1366&bih=670#tbm=isch&q=GLICONEOGENESE
https://www.google.com.br/search?q=hibernating&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwij5Ia8hrTJAhXGn5AKHUb-BVYQ_AUIBygB&biw=1366&bih=670#tbm=isch&q=CATABOLISMO+DE+LIPIDEOS
Commentaires