Antes de hibernar...
- Beatriz Rocha
- 29 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Com a chegada do inverno, o metabolismo dos animais desacelera e eles precisam manter a temperatura corporal e conseguir maneiras de estocar alimento. No inverno o acesso a comida, principalmente para animais herbívoros, fica escassa e às vezes nula. Então alguns mamíferos se adaptaram e chegaram a hibernação como solução para o problema. Em alguns mamíferos, a hibernação pode durar até nove meses. Para isso esses animais precisam armazenar combustível suficiente para obter energia durante esse período. Alguns mamíferos estocam comida em suas tocas e se alimentam dela enquanto o período passa, mas a maioria passa por um período no qual eles comem intensamente durante o último verão antes do inverno, grande parte do alimento é transformado em triglicerídeo que é armazenado no tecido adiposo, também há a elevação das atividades das enzimas lipogênicas (que estocam gordura).
A diminuição da temperatura afeta diretamente na fluidez dos depósitos de triglicerídeos e na fluidez das membranas celulares e das organelas. Não se sabe ao certo como a fluidez dos fosfolipídeos da membrana plasmática consegue manter suas funções. Soluções viáveis seriam a reconstrução de todas as membranas de forma que elas não se enrijeceriam durante o processo, mas isso gastaria muita energia. O armazenamento de PUFA’s (polynsaturated fatty acids) como ômegas 3,6 e 9 ajudam a manter sua fluidez. O problema é que as PUFA’s têm que ser adquiridas em quantidade ideal pois elas se auto oxidam e geram peróxidos lipídicos o que não é interessante no processo de hibernação porque isso gera um gasto de energia, por isso os animais que hibernam desenvolvem defesas antioxidantes para prevenir os danos oxidativos nas reservas lipídicas. Para esquilos, por exemplo, isso implica em mudanças enzimáticas, proteicas e metabólicas.
Referência bibliográfia:
KENNETH B. STPREY. Functional metabolism regulation and adaptation.
https://www.google.com.br/search?q=hibernating&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwij5Ia8hrTJAhXGn5AKHUb-BVYQ_AUIBygB&biw=1366&bih=670
Commentaires